quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Convivendo com pessoas intolerantes: X- files



Convivendo com Pessoas Intolerantes: X-files







------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Como é difícil conviver com pessoas intolerantes, ás vezes se torna intolerável, garantir que se perpetue pela paz essa diferença.
Ninguém é igual, nem no pensamento, por isso que deveríamos tolerar mais os intolerantes, seria racismo determinar que alguém Intolerante não é uma pessoa igual as outras, então como eu poderia discriminar quem pensa diferente mesmo que tenha pensamentos, racistas, homofóbicos,  sexistas, religiosos,(que difere de religiosidade) etc? Portanto devemos ter compaixão pelos Intolerantes.
Dizer até que eles são intolerantes pode incorrer no crime de discriminação, já que estou apontando as diferenças de quem é intolerante e de quem não é.
Não posso dizer também que só homens são intolerantes seria sexista em não atribuir a algumas mulheres o caráter e alteridade que compete também a todos os gêneros.
Qual o problema de ser machista? De gritar com a mulher quando chegar á casa depois de um trabalho desgastante e degradante e descontar em outros suas próprias frustações chamar seu melhor amigo de nanico, e abusar de todos que lhe pareçam inferiores.
Temos que ser mais condescendente com a diversidade, ser intolerante também é ser diferente.

Mesmo que eles chamem os Negros de racistas, os Homossexuais de Heterofobicos, as mulheres de obsessivas e controladoras, e as outras religiões diferentes de conspirar mundialmente para destruir o mundo.
Claro que não existe verdade absoluta e tudo isso pode ser verdade, porque cada enxerga á sua maneira.
Geralmente nós não enxergamos em nós mesmos a nossa intolerância.
E quando se fala diretamente no assunto um problema aparece.
Recentemente o Cantor principal do RESTART levou uma tijolada na cabeça, só porque é um tanto diferente, se fosse um estudante comum poderia até ser morto pelo BULLYNG em escolas, porem como Astro TEEN, converge para si tanto amor das fãs como ódio de adolescentes do sexo masculino que fazem tudo para serem COOL mas, perdem para um outro jovem que faz uso de calças e óculos amarelos.
A ultima noticia do mundo religioso é que farão uma nova lei de grande utilidade pública: Aulas de Religião nas escolas Públicas, mas fica a pergunta: Mas que religião será ensinada? Existem tantas no Brasil, e no mundo, será a religião Católica já que é praxe a democracia ser sempre controlada pela maioria em detrimento da minoria, ou será a Evangélica tão popular por pregar a Prosperidade e eleger politicamente grandes nomes do Sofismo Brasileiro, temos também as religiões Afro, mas ai o Professor iria ensinar como agradar a natureza e seus elementos depois mandar Pedrinho exorcizar o Joãozinho que fez uma redação com o nome O Sacrifício Ao Exu como trabalho de final de semana?
Se for aula de todas as religiões entretanto, não passará de uma simples aula de mitologia muito útil quando interpretada pela semiótica em vez de se usar a literalidade dos textos ou tradições e ritos.
Mas é melhor não opinar já que posso ser acusado de intolerante (Ou até Satanista que também é uma ótima religião, diga-se logo de passagem claro), a não ser que isso seja uma  aula que pontue os alunos e os reprove, sendo obrigatório aos alunos participarem e até fazerem ritos da religião dentro da sala de aula( seja qual for a religião) ai eu ainda tenho direito de opinar até que se inventem a lei de não questionar a palavra de deus.
A famigerada frase “O país é um estado laico, mas o povo não” é verdade em parte, porque nem todos são religiosos, mesmo crendo em Deus, nem todos creem em deus apesar de terem princípios éticos, e nem todos tem a mesma religião, a não ser que sejamos obrigados como fez Constantino com Roma, o que perdurou até a Idade Média.
Porem eu acredito que os filhos de ateus, deístas e agnósticos não terão problemas em aulas de religião, no quesito conhecimento Bíblico, poderão até ter melhores notas que os próprios religiosos e espiritualistas.
Porem intolerância é algo inerente ao homem por saber distinguir “bem as coisas”, mesmo que não saiba classificá-las.
Mas a coisa mais interessante da Intolerância é a sua negação mesmo em um país plural, que parece o paraíso da mestiçagem como diz Tânia Maria Baibich em seu Livro Os Flintstones e o Preconceito Na Escola, usando um personagem que joga a sujeira para debaixo do tapete, alusão a uma hipocrisia de não questionarem sobre o valor das diferenças que são muitas.
É mais fácil acusar as minorias de reacionárias e transferir para elas seus próprios signos e rótulos como chamar gays de heterofobicos, negros de racistas, mulheres de Fêmistas e, até ateus de "crentes no armário" do que tirar a venda para a realidade das diferenças de pensamento, opções, e sexualidade, sim é mais fácil, repito, usar de subterfugio ao invés de encarar a própria realidade.
Em suma a intolerância no Brasil: É um arquivo - X .

Como se todos estivessem conspirando contra todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que pensa sobre isso?