sábado, 14 de janeiro de 2012

O Caminho da Paz - 平和への道 - The Path to Peace - الطريق إلى السلام - 평화의 경로 - Ο δρόμος προς την ειρήνη - הדרך לשלום - 通往和平的道路

Paz interior.
 Pouco se fala sobre Paz, mas é um dos maiores desejos do homem, muitas vezes essa palavra só é lembrada em momentos críticos, quando nos esquecemos, que Paz, deve ser um exercício diário.

"Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância." 
Dalai Lama
 Desde o atentado de 11/11 as pessoas tem refletido mais sobre questão da paz, porem, fica a pergunta como adiquirir essa paz, algumas pessoas dizem que só podemos encontrar a paz em Deus, e nas orações e rezas, alguns acham que a paz se pode alcançar estando preparado para ela com segurança bélica.

"Não se pode manter a paz pela força, mas sim pela concórdia. "
Albert Einstein
São nos momentos de escasses deste sentimento vital, ou virtude, que as pessoas começam a sair nas ruas e pedir paz, porem como podemos pedir a alguém algo que só pode estar dentro de nós.



Por essa premissa percebemos que Paz é algo que somente cada pessoa pode sentir individualmente e por isso fora de questão alguém poder dar paz a outra pessoa.
"Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração." (Dalai Lama)

A paz é uma conquista interior que somente aquele que a busca pode encontrar. 
Com o advento da informação, e da tecnologia muita coisa foi facilitada para o ser humano no quesito trabalho mas essa tecnologia criou também outras fontes de estresse, principalmente no mercado de trabalho, com a competividade sendo um dos atributos da nossa sociedade, como ter paz quando seu emprego, sua carreira, esta sendo ameaçada pela concorrência? Quando não é a competividade acirrada existe a própria pressão do trabalho onde a produção deve crescer em ritimo acelerado.
Alem dessas preocupações diárias ainda temos que conviver com a sombra da Crise Internacional que faz cair os cabelos dos mais experientes acionistas de Wall Street.
"Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo. 
Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. 
Não viva de fotografias amareladas... 
Continue, quando todos esperam que desistas. 
Não deixe que enferruje o ferro que existe em você. 
Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você. 
Quando não conseguir correr através dos anos, trote. 
Quando não conseguir trotar, caminhe. 
Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. "
                                                                                          Madre Teresa de Calcutá 


Esse cenário conturbado de guerras internas agride tanto o organismo que mesmo fora deste cenário ,e ao invés deste, dentro do refugio do Lar, o reflexo das pressões esternas se tornam perceptiveis quando uma simples situação ou evento o faz explodir e liberar toda a carga negativa acumulada em si mesmo ou nas relações mais próximas.
"Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba.
Não ame por admiração, pois um dia você decepciona-se...
Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação!!!"
Madre Teresa de Calcutá

"É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado."
Madre Teresa de Calcutá
"Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."
'' ... Se você vive julgando as pessoas, não tem tempo para amá-las ... ''
                                                                                       Madre Teresa de Calcutá 

Os conjuges muitas vezes precisam das "valvulas de escapes diários" que são encontradas no lazer, na introspeccão, nos livros, televisão, e viajens.

Porem quando nem isso atende a necessidade expressa de relaxar a mente e o corpo, tudo parece um vazio sem fim e nenhuma dessas atividades preenche os requisitos necessários para se viver bem devido a alta carga de estresse.

São nesses momentos em que a paz parece estar no outro e não em nós mesmos, e mesmo quando as nossas necessidades parecem projetadas no nosso semelhante, isso só nos causa mais ansiedade já que o outro não tem capacidade de nos preencher por ele mesmo por ser um ser igual a nós cheio de duvidas, ansiedades, e necessidades.

É nessa perspectiva que muitos casais podem romper culpando-se mutuamente por coisas triviais relativas a vivencia comum.

É nesse sistema de culpa em que criamos nossos filhos achando que eles devem aprender que a vida se baseia somente em recompensa e castigo, e dessa forma fazemos transferir toda a carga de pressão que a sociedade nos impõe aos nossos filhos, com regras e condições parecidas paralelamente com as que nós somos submetidos, tornando assim desde cedo as crianças pessoas estressadas, nervosas, chorosas e dengosas, estudos apontam que desde o feto as crianças absorvem psicologicamente o ambiente interno e externo da mãe, e assim também somos capazes de expressar nossos medos e anseios através daquilo que nós absorvemos no ambiente.
Porem mesmo assim a paz não esta enclausurada na alma da outra pessoa, se buscarmos a paz não encontraremos esta, no nosso próximo,  essa paz tem que fluir de dentro de cada ser humano e não é possivel cobra-la de autoridades ou de nossos semelhantes.
Se pensarmos que alguem pode nos proporcionar a  paz estamos transformando essa virtude numa utopia.
A Paz começa no micro e se estende até o macro.
Muitos venceram pela paz interior mas outros não conseguiram trilhar sua vocação até o fim por reinvindicar a paz dos outros.

O Primeiro ponto para se descobrir a paz é buscar o equilibrio entre as forças que estão em contanste conflito no nosso mundo.
Porque muitas vezes o maior causador de tormentos emocionais é a nossa falta de habilidade de lidar com as situações.
Mas o importante em qualquer situação é não perder a confiança e o equilibrio, você pode perder o controle de qualquer situação mas nunca o controle do  equilíbrio das forças que agem na sua mente.

Porque a noite por mais fria é necessária, e o calor do sol é bom, mas a chuva sendo o inverso de quente, refresca, então em  nosso mundo dual é nescessário tanto uma coisa como a outra.
Não poderia existir a vida natural no planeta se não houvesse a morte natural, nem o prazer se não houvesse a dor, nem o perfume se não houvesse o mau odor, não poderiamos viver se o dia e a noite não estivessem em equilibrio continuo, até a doença é sinal do corpo; um mal estar necessário pois mostra que há algo errado no no nosso corpo e que o equilibrio foi alterado. O que паса do limite disso fugiu do equilíbrio.
Por isso que todas as coisas são carregadas de significados e necessárias para o aprendizado e evolução. Porem é o equilíbrio que mantem essas forças em harmonia para o nosso bem, equilíbrio não é somente utlizar do positivo e do negativo (Bem e o mal são relativos,  yin e yang são conceitos da filosofia de Ching) alternando entre eles mas estar neutro para as duas forças, estar no meio, nunca pertencer a um dos lados por mais tentador que seja, pois tudo que é bom demais é mal, então o segredo é neutralizar essas forças não sendo afligido por nenhuma delas, mas apreciando moderadamente dessas dualidades, para o beneficio de todos.

O caminho da Paz esta dentro de nós.


Musicas para relaxar e meditar, No Youtube.

"Roxanne's Veil" - Vangelis & Vanessa Mae
Soundtrack - Gladiator - Now We Are Free (with lyric).flv
Arabic Chillout - Meditation (Henna Henna - Deep Forest)
Sounds Of The Desert Meditation
Arabic Meditation Music (Nai Instrumental) (BY RUM BAND) Title: A Talk Under The Moonlight.
Cantos Gregorianos - My Immortal
Gregorian - Voyage, Voyage
Gregorian - the moment of peace
http://www.youtube.com/watch?v=wWxLyEDUyMY
http://www.youtube.com/watch?v=8HxhPIX2gjM&feature=fvwrel

Citações:



Se quiser Leia essas palavras ouvindo as musicas.

Paz.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que pensa sobre isso?