quinta-feira, 15 de março de 2012

Fascínio Hipnótico por autoridades.



Eu estava pensando em Sun Tsu, aquele estrategista que cujo livro é bem utilizado pela guerra das empresas.
Fico impressionado como ficamos impressionados com autoridades e pessoas que se impõe.
Quanto mais uma pessoa é autoritária mais amada pelo povo ela é, e também tem o outro lado de ser odiada.
Sun Tsu foi chamado por um rei, como descreve o Livro A Arte da Guerra, para treinar suas tropas, devido juventude do rei, este resolveu por a prova o estrategista, para conhecer suas habilidades, pra Sun Tsu isso não foi uma tolice, já que estratégia era o seu forte, mas para dificultar as coisas, o rei mandou que Sun Tsu treinasse suas "mulheres", princesas, e mimadas com a vida real. Sun Tsu não se intimidou com o desafio.
No inicio o Velho General pediu que as mulheres ao rufar de tambores executassem uma tarefa simples de se colocarem em ordem, como fazem soldados disciplinados, ao primeiro som, as moças olhavam para Sun Tsu com olhar de desdém e gargalhadas de deboche, o general experiente já havia dito de antemão que haveria castigo para a desobediência, mas as princesas continuavam a debochar até o terceiro e ultimo rufar.
Tranquilamente após o ultimo rufar o estrategista se aproxima da donzela que o rei mais amava, e que Sun Tsu havia posto como líder das demais, e que era a mais indisciplinada, e num movimento rápido tira sua espada e decapita a donzela. Volta a instrumentista e manda tocar novamente, ao que no tocar do tambor, elas prontamente se põe em ordem.
Sabendo disso o rei cai em desespero de perder a sua mais amada, mas não podia interferir no trabalho de Sun Tsu, pois poderia parecer um rei injusto.
E diante do sucesso do estrategista o contrata para general do seu exercito.
Assim são as pessoas coléricas, elas simplesmente se impõem, não sentam, nem aguardam, nem choram, vão pra cima e resolve, não importando as consequências, isso é inspirador.
As pessoas se inspiram em pessoas assim constantemente, mesmo que essas não tenham moral, não sejam verdadeiros, nem gostem da verdade. No caso de Sun Tsu, por mais que ele contou somente seus sucessos, - O que é uma particularidade dessas pessoas-, ele somente mostrou como ser eficiente numa empresa a qual algum pudesse se empenhar. Porem tem uma pessoa com esse perfil que todos odeiam, um exemplo máximo é Hitler, um cara inteligente que conseguiu enganar pessoas inteligentes como a nação Alemã, com seu carisma, sua retórica, seu sofisma. Mas seu modo operandi foi exatamente igual a de Sun Tsu, quando li Sun Tsu pela primeira vez, eu reli esse trecho da morte da Amada do rei, achei interessante, brilhante, o modo como ele simplesmente se impôs diante da situação, sem pestanejar. Até hoje essa cena não saiu da minha mente, o cara simplesmente decapitou a "amada do rei", como se fosse qualquer soldado subalterno que cometeu algum crime contra o quartel, sem pensar na reação do rei, ou se importar com a pobre dama, que por ser amada, e como as demais, havia sido criada com mais fino mel, as suas ordens estavam os súditos do rei, a esses também não havia perdão quando não a agradavam, fazendo-a uma mulher mimada e indolente com os demais que não fossem o rei, a qual era o único que servia.
Depois de analisar melhor, percebi que Sun Tsu, não era flor que se cheirasse, não talvez por que residisse algum mal nele, pelo contrário no seu livro além de estratégia e existe um sistema moral equivalente ao Bushido dos Samurais, onde  Sun Tsu ensinava o respeito e a honra na guerra.
Então dizer que Sun Tsu era uma criatura maquiavélica seria simplismo já que além de estrategista era um filósofo, mas qual a diferença dele para Hitler, seria o Führer uma espécie de Anticristo ou Satã? Ou apenas um soldado disposto a fazer o que fosse necessário pra conseguir seus objetivos. Talvez nunca saberemos, mas tanto um como o outro, o estrategista Chinês e o Alemão, tinham objetivos definidos, apesar que um apenas seguia as ordens do rei, enquanto o outro acumulava as duas funções; mesmo que não exatamente.
Porem é esses tipos de pessoas que são atrativas e inspiradoras, estão na arte, no cinema, e na literatura, como exemplos de heróis, de coragem e lealdade.
Apesar de que esse tipo de temperamento é explosivo para certos tipos de relacionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que pensa sobre isso?