Ver para Crer.
Quando eu era Adolescente frequentava um Igreja evangélica, tinha sido doutrinado conforme os ensinamentos da Palavra de Deus para crer em Jesus em qualquer circunstancia, seja na dor ou fosse na alegria.
Ainda que eu passasse pelo vale da sombra da morte o Senhor estaria comigo, mesmo diante das maiores angústias da vida quando eu pensasse que estava sozinho tinha sido ensinado que Ele estaria ali comigo.
Só tinha um problema eu não poderia vê-lo, não que precisasse chegar a esse ponto para afirmar a fé que eu tinha, longe disso. Mas porque a doutrinação que havia recebido não me permitia tal.
Seria inconcebível para a doutrina que alguém vesse Jesus porque isso não poderia acontecer de jeito nenhum.
Primeiro porque para a mentalidade evangélica da época Jesus não saia aparecendo para qualquer um, segundo porque como saber que aquela aparição seria realmente Jesus ou um anjo caído disfarçado porque segundo a doutrina até Satanás se transfigura em anjo de Luz.
Então era um dilema se Jesus aparecesse para mim como eu saberia que se tratava do próprio Cristo em carne e osso.
Naquela época as vezes ficava horas meditando se por acaso isso acontecesse como eu o identificaria, e se eu duvidasse e Ele ficasse furioso ou ofendido o que seria da minha pessoa.
Aparição Jesus a santa Maria Margarida Maria. |
Analizando minha postura anterior vejo como é dificil ser religioso e crente ao mesmo tempo, hoje já não hajo da mesma forma e até ficaria honrado se o Salvador aparecesse para mim e acabasse com o meu agnosticismo ou teísmo aberto, sim essa é a nova modalidade de fé: Creia em Deus mas saiba que ele nada irá fazer por você pois atrapalharia o seu aprendizado é como chamar deístas de ateus principalmente por não crerem em teologia da prosperidade.
Mas a verdade é que são duas maneiras distintas de ser que completam num só contexo.
Quando se recebe uma cura milagrosa o pastor se mostra logo um Ungido prospero que tem a mão de Deus a seu favor mas quando nada acontece o Pastor se mostra Teísta Aberto e diz que não foi a vontade de Deus e todos são "Abertos" quando se trata de ver Jesus.
Não entendo uma fé a qual não se pode ver porque isso iria de forma contundente contra a fé mesmo que você vesse o Próprio Cristo.
É estranho e nada motivador principalmete porque na própria tradição Cristã Jesus aparece para muitas pessoas.
Claro que existe também o dogma de que ele só apareceria para pessoas castas, santas, e religiosas mas acho que não seria a caracteristica de uma aparição real de Cristo, nem falsa, mas tendenciosa já que o Cristo enquanto humano se acercava de pecadores.
As vezes imagino Cristo voltando para concertar as coisas de novo e andando no meio do povo frequentando bares, indo aos antros de pecado onde se encontram os perdidos e comungando com eles e rejeitando as igrejas dizendo: Não vim para os sãos mas para os doentes. Isso claro traria grande revolta dos pastores midiáticos querendo a prisão desse Cristo sob as acusações de que se trata de um impostor pecador e beberrão e numa sociedade que cada vez esta menos laicista pediriam as autoridades que executassem o Cristo por alta traição.
Seria esse o motivo de Cristo não aparecer mais em público?
Então cada vez mais o crentes estão céticos em relação as coisas sobrenaturais como espíritos ou aparições de anjos principalmente de Cristo devido seus próprios dogmas, até que hoje esta na moda as curas milagrosas apesar de que ainda existam muitos doentes e nem todos são contemplados e é como ganhar na mega sena e você nunca conhece alguém que ganhou.
Mas imagino que se Cristo aparecesse e desse amor e carinho as Prostitutas, homossexuais, e outros ele seria morto de novo e não crucificado mas linchado pela multidão enfurecida de religiosos que querem um deus a sua imagem e não ser a imagem de Deus que é Amor.
As vezes você tenta olhar para um clérigo tentando ver Cristo e crer e acaba ficando ateu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que pensa sobre isso?