quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Jesus o Homem mais fascinante, por que?


Jesus Belas Artes
Porque Jesus Cristo é um personagem que chama tanto a atenção das pessoas? Porque ele é tão falado e tão comentado e dificilmente você não cruza com algo que remete ao seu nome.
Muito é discutido sobre sua existência, sua personalidade, e suas virtudes principalmente, pela boca dos Apóstolos  que ficou petrificada a figura de um homem santo, que não tinha pecado, mas será que o Jesus Cristão não tinha pecados, ou Pecado?
E se sim por quê?

O que mais chama atenção nos homens e mulheres em primeiro lugar são suas virtudes ou seus vícios que deduzem variavelmente seus adjetivos.
Quando nos deparamos com um personagem a principio não temos nenhuma opinião formada sobre o mesmo, até que analisamos em sua postura traços que denotam seu caráter.
É assim que nos apaixonamos e tomamos aquela figura como padrão de moralidade ou de ética, servindo como arquétipo para nossa psique.

Assim conseguimos distinguir valores e abjetos dentro dos escritos Homéricos; a coragem de Heitor, a ira de Aquiles, a Luxuria de Afrodite, a inveja e castidade de Hera, a soberba de Ares, etc. Por incrível que pareça é assim que em uma entrevista de Emprego que o observador qualifica ou desqualifica uma pessoa para o trabalho já que por simples atitudes pode se classificar as características de uma pessoa. A primeira impressão é a que fica.

Seguindo o contexto proposto, verificamos que não é difícil se ligar intimamente por personagens como os heróis de Hollywood, ou dos Quadrinhos que geralmente são consagrados como ícones do bem, e que estão agrupados em uma lista enorme como Super-Homem, Lanterna Verde,  Django, Bruce Lee, Macgyver e dentre outros que personificam perfeitamente as virtudes  que são procuradas em todas as pessoas, cada um á sua moda.

É nessa perspectiva que lendo os evangelhos vemos que a Figura de Cristo foi o mais puro ideal das Sete Virtudes Herméticas tendo em si mesmo os valores de Altruísmo, da Diligencia, da Coragem, do Desapego, por conseguinte anulando os Sete Pecados Capitais.
Essa é a imagem que temos do personagem que se diz ter vivido há 2000 anos, uma imagem forte e cativante que inspira Lealdade, Amor, Justiça e Liberdade.

Lealdade porque somos impelidos a obedecer até se possível cegamente ás máximas desse homem em relação a Deus e ao Próximo, como se o exemplo dele fosse o suficiente para cativar nossa vontade a Deus mostrando ser possível ser Virtuoso num mundo de Trevas Ético-social-politico-religioso.
Mas não seria bem Por ai.

Sim, pelo Evangelho não há como apontar pecado a Jesus, sendo que o mesmo estimula essa atitude de apontar-lhe alguma falha ou pecado.
Mas isso se observarmos Jesus do ponto de Vista grego, helenista, pagão, e ético-filosófico, porque no Judaico as coisas mudam de configuração. Jesus comia e bebia socialmente diferente de seu antecessor João Batista o que levaram as Autoridades Judaicas de acusa-lo de farrista, apesar de ser uma exageração da parte deles, mostrando mais uma atitude invejosamente jocosa diante daqueles que o conheciam.
Até ai nada de ofensa da parte do Cristo o que deixa os interpretes de cabelo em pé, ou de admiração ou de desconfiança.

Mas se analisarmos mais profundamente observando que Jesus era um Judeu, chamado pela cristandade de carpinteiro, ou o Artífice que trabalha em Obras Grossas de madeira, talvez símbolo do seu trabalho espiritual de dar polidez a certas classes de pessoas, porque nos evangelhos não há indicio de que trabalhava como carpinteiro, porem sendo mais um titulo atribuído para endossar uma das virtudes mais respeitadas com relação ao trabalho: a Diligência.

Jesus era tão diligente e prestativo com as pessoas nos evangelhos que não se dava o luxo de descansar seu lema era “Meu Pai trabalha até agora, eu também” João 5:7.
Porem o que intriga entre os vários expositores da Bíblia na Aparência virtuosa de Jesus é a sua Graça.
Ele por sua Bondade era capaz de desafiar os preceitos mais rígidos da Lei para agraciar seus protegidos, isso é matéria de discussão nas escolas mais ilustres de Teologia do Mundo.
Porque apesar de não transparecer culpa ou erro, e parecer não ser capaz de cometer um deslize voluntariamente, isso ele o fazia quando era necessário para agradar suas ovelhas dando clara noção daquele ícone onde ele carrega nos braços suas ovelhas mais desgarradas.
Essa na minha concepção é a virtude das virtudes.

Transgredia o Sábado deliberadamente ou para alimentar seus discípulos ou para curar os enfermos, numa franca rebeldia em Frente a Lei aos costumes e as autoridades de sua época, não é atoa que os oficiais do Regime quisessem velo morto, mesmo sendo Hipócritas, pois qual Autoridade por mais Hipócrita que seja não fara cumprir a Lei, ainda que essa autoridade mesmo não tenha o mínimo de ética para com a Lei, já que a Lei serve apenas para o controle social e sendo quebrada a norma orna-se assim o palanque da Anarquia, o temor de todo Principado. E Jesus em sua defesa espetacular dizia que o Sábado foi feito para o Homem e não o Homem para o Sábado, e sendo Davi Rei e Senhor, podia quebrar essa ordenança quanto mais Ele que se intitulava Monarca de Um Reino que não era desse mundo.
Era vogue o ascetismo em sua época e como Jesus sempre era convidado para almoços e festa, a próxima acusação é de que eram comilões e beberrões, enquanto João Batista e seus discípulos jejuavam, essa foi simples para aquele que fazia água em vinho, disse que enquanto Ele estivesse com eles, poderiam beber e comer a vontade.

  A Primeira observância que existe na Letra da Musica Sacra dos Salmos é de não sentar na mesa com os ímpios nem se deter no caminhos do pecadores, mas isso era para Jesus algo que ele entendia totalmente inverso.

O Lugar preferido dele era com os pecadores, não tinha nenhum interesses por gente que se intitulava justa, e nem em quem era de fato, o negócio dele era com os excluídos, e esses é que eram dignos do seu Reino, as prostitutas, os mendigos, os arruaceiros, bêbados, amotinados, pecadores de todos os tipos e gostos, e ninguém ousava tocar nesses, pois eram protegidos dele e nesse meio falava somente parábolas e sobre coisas internas relativa a espiritualidade até que era interrompido por alguém com questões morais da Lei.

Ás vezes até parecia incentivar, nos outros naquilo que ele não fazia em claro contraste com seus Opositores que mandavam, mas não faziam, sendo que ele não fazia, mas parecia encorajar o contrario, como por exemplo; não  era glutão, mas deixava seus protegidos se esbaldar da  gula, tanto que uma de uma vez fez tantos peixes e pães que comeram se fartaram e ainda sobrou.

Essa era a característica mais marcante do lendário Cristo, a de mesmo sendo santo, isso não lhe der a autoridade para julgar mas a autoridade para absolver, não imputando pecado mas os tirando das pessoas com simples palavras de perdão e tolerância, e sendo este a expressa imagem da divindade, seria como se a divindade estivesse se reconciliando com o mundo dizendo não me importo com o que você faz, mas simplesmente com você.

Considerando que não somos maniqueístas e que a mesma divindade que mandou apedrejar adúlteras foi o mesmo que disse não a matarás, mostrando quanto o drama humano é mais complexo e mostrando ainda mais, que as leis são efêmeras diante da nossa qualidade transcendente.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que pensa sobre isso?